sexta-feira, 23 de novembro de 2007

RAZÕES QUE CONDUZIRAM À REVOLUÇÃO LIBERAL

O REINO ESTAVA EMPOBRECIDO...
Os quatro anos que duraram as Invasões Francesas deixaram o reino mais pobre e destruído. Os roubos foram muitos. A guerra tinha prejudicado a agricultura, a indústria e o comércio.

OS INGLESES A MANDAR...
A paz voltou, mas a família real continuava a viver no Brasil e os Ingleses permaneciam em Portugal, controlando o exército e o governo do reino. A sua força era de tal forma grande que muitos achavam que eram eles que governavam o reino de Portugal como se este lhes pertencesse.
Lê, pensa e responde:
Texto n. 1
Quem chegasse a Lisboa em 1817 depressa se apercebia do descontentemento da população. Pelas esquinas, pelas tabernas ou pelos cafés frequentados pela burguesia todos se lamentavam contra a situação do reino. Eram muitas as queixas: a prolongada ausência do rei no Brasil; a presença dos ingleses no reino, eram eles que dominavam o exército e controlavam o poder; a fraqueza do governo; a crise económica. Isto para não falar das reclamações de carácter mais pessoal como era o caso dos oficiais que foram expulsos do exército português e substituído por militares ingleses.
Maria Emília Diniz, Adérito Tavares e Arlindo Caldeira, História 8 (adaptado)



1. Que grupo social se lamentava contra a situação do governo?
2. De que se queixavam eles?
3. Onde continuava o rei?
4. Quem dominava o exército e o governo português?
5. Como se encontrava a economia?
6. Que acontecia a muitos oficiais do exército?


AS IDEIAS LIBERAIS
Além disso, as ideias de liberdade e de igualdade, vindas de França, tinham ganho muitos adeptos em Portugal. As pessoas que simpatizavam e que defendiam estas ideias - os liberais - queriam vê-las aplicadas no reino português. Tudo isto criou uma vontade de mudança, de transformação, que levou a uma revolução liberal.
Visita o site:

Sem comentários: