sexta-feira, 26 de outubro de 2007

POR QUE SERÁ QUE, APESAR DE TODA A RIQUEZA DO REINADO DE D. JOÃO V, PORTUGAL ENTROU EM DECADÊNCIA?
O reino baseava-se fundamentalmente em duas actividades produtivas: a agricultura e o artesanato.
Nesta altura praticava-se uma agricultura de subsistência, isto é, uma agricultura que apenas se destina ao consumo dos camponeses e das suas famílias, não se destinava ao comércio. Os agricultores abandonavam frequentemente esta actividade para procurar melhores condições de vida, normalmente no litoral ou nos territórios além-mar do império português.
Por outro lado o artesanato também estava pouco desenvolvido, recorrendo-se à importação (compra ao exterior - outros reinos da Europa - os produtos que necessitavamos no nosso reino).
Os tempos de riqueza e prosperidade, no tempo de D. João V, não se deviam à produção no reino de Portugal mas sim ao ouro que vinha da nossa colónia, o Brasil.

Já certamente compreendeste as razões da crise económica no reino de Portugal:
1. diminuição das remessas do ouro vindo do Brasil;
2. fraca produtividade da agricultura e do artesanato no reino;
3. o comércio dos produtos das colónias portuguesas estava, em parte nas mãos de estrangeiros.

D. José I subiu ao trono com 36 anos e herdou esta má situação económica do reino.

Pensa e Responde...
1. o que pensas da forma como os nossos sucessivos reis gastaram o dinheiro em Portugal?
2. Se fosses rei, no tempo de D. João V (séc. XVIII) como tinhas gasto o dinheiro vindo do Brasil?
D. José I

"D. José nasceu em Lisboa, a 6 de Junho de 1714. Era filho de D. João V, a quem sucedeu, e de Mariana de Aústria. Casou com D. Mariana Vitória de Bourbon, filha de Filipe V de Espanha, aos 14 anos de idade. Tiveram quatro filhas, uma das quais a princesa D. Maria, que iria ser a primeira rainha reinante de Portugal.
A educação de D. José foi entregue por sua mãe aos padres jesuitas da Companhia de Jesus. As preferências do rei foram desde cedo para a música e para as línguas. Falava fluentemente o ialiano, o francês e o espanhol.
D. José I teve o cognome de o Reformador devido às grandes reformas que se fizeram no seu reinado. Acabou com a escravatura em Portugal Continental e concedeu a liberdade aos índios do Brasil. Também acabou com a distinção entre cristãos-novos e cristãos-velhos".
in História Elementar e Cronologia de Portugal, C. Figueiredo Lopes, Porto Editora

Sem comentários: