sexta-feira, 26 de outubro de 2007

A abolição da escravatura


"Desde todos os tempos que a humanidade tem tendência para dominar, subjugar os mais fracos e indefesos, roubando-lhes a liberdade, usando-os como se fossem objectos ao seu serviço, sem se importar com os seus sentimentos.
Assim o era na época da escravatura, principalmente em relação aos negros de África colonizada pelos europeus. Portugal também seguia esta prática tanto no reino como nas suas colónias. O comércio de escravos funcionava mais ou menos assim: havia homens, verdadeiros comerciantes de gente, que iam a áfrica buscar negros de bom aspecto fisisco, metiam-nos em navios negreiros, isto é, cargueiros de negros e vinham vendê-los em Lisboa, e noutras terras, principalmente no Brasil. Aqui, além dos negros também se escravizavam índios. Chegando ao destino, levavam-nos às feiras de negros, onde eram amarrados a troncos, como gado. Assim ali ficavam, os pobres em exposição. Vinham depois os compradores, que os examinavam para verem se a "mercadoria" convinha para o seu serviço e, se achassem conveniente, compravam-
-nos.
Que cena triste! Como podiam seres humanos tratar daquela maneira outros seres humanos? Era preciso acabar com isto com isto. O reinado de D. José I ficou marcado por reformas nas leis e na administração. Uma dessas reformas foi precisamente em relação à escravatura. Esta prática foi abolida dentro das nossas fronteiras europeias."
in História de Portugal, Editorial Girassol

Sem comentários: