quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Conferência de Berlim - 1884


No fim do século XIX, alguns países europeus reuniram-se com o objectivo de dividirem entre si o interior da África. Este continente é muito rico em matérias-primas necessárias para o desenvolvimento da indústria, o que gerou disputas entre as principais potências coloniais.
A Conferência de Berlim realizada entre 15 de Novembro de 1884 e 26 de fevereiro de 1885 teve como objectivo organizar, na forma de regras, a ocupação de África pelas potências coloniais e resultou numa divisão que não respeitou, nem a história, nem as relações étnicas e mesmo familiares dos povos do Continente.

2 comentários:

silvioafonso disse...

.

Mas foi no meado do século XlX, que a Europa organizou as suas primeiras missões religiosas e mandou expedições exploradoras para o continente Africano e por volta de 1867 é que foram descobertas as primeiras jazidas de diamantes do Transvaal (Antes da reestruturação administrativa da África do Sul, o Transvaal correspondia à anterior república boer com o mesmo nome, mas que também teve a denominação de República Sul-Africana). Logo depois, importantes reservas de cobre foram encontradas no território da futura Rodésia (Rodésia era o nome utilizado durante a colonização da África para uma região interior da África austral cuja colonização inicial se deveu a Cecil Rhodes; embora ele tivesse chamado Zambezia a essa região, mais tarde ela foi assim rebatizada), dando, então, o ínicio da partilha do território.
Em troca de álcool ou algumas garrafas de gim, os chefes ou reis, induzidos pelos exploradores, acabavam cedendo todo o seu território às sociedades anônimas.
Atrás das companhias, vinha o governo, organizando a infra-estrutura para a exploração da colônia preservando os direitos de exploração do território da concorrência estrangeira e submetido os nativos “rebeldes”. Sendo assim, em menos de 20 anos, todo o território ao sul do Saara foi submetido ao colonialismo europeu.
Depois é que vem a conferência de Berlim.

Um grande abraço,

silvioafonso





.

Anónimo disse...

ola setora...
tenho mts saudades
era uma setora espectacular... e ainda deve ser...
obrigada por este texto, ajudou-nos imenso (a mim e ao meu grupo)no nosso trabalho.
OBRIGADA

um beijinho da
Sara 6C
Silvares